sexta-feira, 19 de abril de 2013

Coisas que me indignam #1

Ao ler o Jornal Correio da Manhã Online, deparei-me com o seguinte título e notícia:

«Cavaco esquece Nobel em Bogotá
O discurso com que o Presidente da República, Cavaco Silva, inaugurou na noite de quarta-feira a Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), de que Portugal é o convidado de honra, foi o único entre as principais intervenções na sessão oficial que não fez referência a José Saramago. 
O Nobel da Literatura português foi citado pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e pelo escritor Vasco Graça Moura, amigo do escritor falecido em 2010.
Cavaco Silva não interrompeu as suas férias nos Açores para assistir às cerimónias fúnebres de Saramago, que foi viver para as ilhas Canárias, em desacordo com o então primeiro-ministro, pelo que a omissão foi muito notada e causou mal-estar na comitiva de escritores portugueses em Bogotá. A viúva de Saramago, Pilar del Río, escusou-se a comentar, enquanto o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, considerou que a polémica não passa de uma tentativa de "encontrar coisas más onde só há coisas boas".
O secretário de Estado está a negociar com a ministra da Cultura colombiana, Mariana Garcés, a compra de livros de autores portugueses por 1300 bibliotecas públicas do país sul-americano, e ontem apresentou 32 traduções de obras portuguesas, apoiadas pelo Estado Português.»

Não gosto da atitude de Cavaco Silva perante José Saramago, apesar de serem de partidos políticos diferentes, isso dá-lhe o direito de ignorar o facto ser um bom escritor (e só por acaso reconhecido a nível internacional e com um prémio nobel - coisa de meninos então - note-se que é tudo ironia)?
Eu não me identifico com o partido comunista e gosto de ler Saramago, tendo chegado a ir prestar-lhe homenagem aos Paços do Conselho em Lisboa, quando este faleceu, coisa que o Sr.Cavaco de férias não podia fazer (eu também estava de férias).
Sinceramente? Acho que a Maria Cavaco Silva, domina demasiado a cabeça fraca do marido, a única coisa que vejo é sempre o casal Cavaco Silva a pavonear-se (por puder ir aqui e ali - ai que somos chiques) mas quando chega a hora de falarem em representação dos portugueses, humilham-nos pois não dizem pão! (Tal como se viu na visita ao Papa Francisco I, pois são os únicos que ficam de boca aberta a olhar para o tecto e a querer tirar fotografias e ao falar com o Papa, riem-se imenso, chegando o próprio Papa a deixar o Sr.Cavaco a falar sozinho, ridículo pois envorganha-se a ele próprio e a nós todos)!

Enfim espero que não  levem a mal este desabafo, mas é a minha opinião de indignada, com a falta de iimportância que estes políticos dão à cultura, a começar pelos preços da literatura e afins, mas isso fica para outras núpcias.

Imagem retirada daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem-vind@ ao |Fe|Mininices.
Partilha a tua opinião, que será sempre bem recebida.