As mãos, unhas e cutículas, devem receber um cuidado especial, tal como as outras partes do nosso corpo, sendo também um cartão de visita, mais tarde ou mais cedo todos reparamos nas mãos/unhas das outras pessoas e isso certas vezes leva a juízos de valor (errados), só por as mãos/unhas não estarem tão limpas quanto deviam e/ou cuidadas.
Como gosto de mudar todas as semanas de verniz, retiro-o sempre na sexta à noite e só domingo é que pinto, para que as minhas unhas tenham a oportunidade de respirar, mantendo-se assim fortes e saudáveis, sendo neste período que mais invisto na sua hidratar, apesar de não descurar ao longo da semana.
Azeite - Faço um simples "tratamento" com azeite, talvez uma vez por mês. Coloco numa taça um pouco de azeite e aqueço 20 segundos no microondas e depois coloco os dedos de forma a ter as unhas em contacto com o azeite durante 10 minutos, depois massajo e passo por água.
Este processo permite hidratar em mais profundidade.
Óleo de Amêndoas Doces - Uso o óleo de amêndoas doces depois de retirar o verniz, colocando um pouco no algodão e passando nas unhas, deixando ficar, para conferir hidratação.
Creme de mãos - Deve-se usar um bom creme de mãos que permita à pele manter-se hidratada, e por sua vez as cutículas, principalmente depois de limpezas ou de lavar as mãos e à noite.
Hidratante específico cutículas - Eu já fiz review do Lemony Flutter da Lush, que traz muita quantidade e dura bastante, sendo que por ser gorduroso coloco à noite, a seguir ao creme de mãos e deixo actuar toda a noite.
Óleo específico para hidratar cutículas - Eu uso destas canetas da "O.P.I", que sãoo baratas e fazem muito bem o seu trabalho, pois enquanto o Lemony está em casa e é usado a noite, a caneta é usada durante o dia, pois em qualquer lado é fácil de aplicar sem demorar muito a ser absorvida e não é gordurosa, sendo bastante hidratante e revitalizadora das cutículas.
Estes são os meus cuidados principais com as mãos, unhas e cutículas, sendo que também tento usar luvas ao mexer em detergentes e tento não usar as pontas das unhas para abrir certas embalagens em que dava mesmo jeito, nem roo as unhas nem peles, sendo que não bater com as unhas nas superficies também ajuda a serem saudáveis, pois ao baterem isso traumatiza a "raiz" da unha, acabando por a enfranquecer.
Quais os vossos cuidados?
Gostei muito das dicas. O azeite é de facto muito bom!
ResponderEliminarNão sabia dessa do azeite! Boas dicas :)
ResponderEliminar