segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Especial Unhas - Cuidados e Manutenção

Este post surge na conversa que tive com uma amiga, pois há uns dias perguntou-me se sabia algum produto que lhe resolvesse o problema das unhas fracas, lascadas e partidas, sendo que eu prontamente lhe aconselhei o melhor produto que conheço e funcionou em mim mas que sei que funciona em muitas pessoas por esse mundo fora (literalmente!). Por isso achei que era interessante, partilhar com todos as dicas de cuidados e manutenção a se ter com as unhas, para que estas estejam sempre bonitas e saudáveis, mas também que ajudam os vernizes a durar mais tempo.
- Vou deixar todas as dicas, truques, produtos que funcionaram comigo e que pelo que vou lendo acabam por resultar com outras pessoas, mas têm que ter em conta antes demais se os vossos problemas nas unhas não derivam de alguma carência vitamínica ou de outro problema de saúde.


Sempre fui uma pessoa que deu muita atenção às unhas e sou aquele tipo de pessoa, que quase sem excepção faz a manicure (auto-manicure) em casa aos fins-de-semana, pois quer acreditem quer não é um processo que começa à sexta (remoção do verniz da semana que passou) e termina ao domingo (aplicação de um novo verniz), sendo que ao sábado é o dia de descanso das unhas, de as limar e tratar das cutículas. Mas caso não consiga fazer esse processo, às sextas as minhas estão num estado "perfeito" e estão preparadas para durar mais uma se for preciso (sim isto é verdade!!!).

Não vou colocar todos os conselhos por uma ordem especifica de importância ou nem nada do género.

  • Não se desleixem com o uso de creme de mãos. O creme de mãos permite as vossas mãos estarem macias, hidratadas e protegidas tal como as vossas unhas e cutículas. De noite pode ser bom usar um creme mais forte para potenciar esse cuidado extra.
  • Se as vossas unhas precisam daquele boost de cuidado e hidratação,deixem-nas de molho em azeite (10 minutos) ou em óleo de amêndoas doces/rícino.
  • Nunca deixem de manter as vossas unhas limpas, quer sejam grandes ou pequenas, pois isso evita a propagação de fungos e bactérias.
  • Se as vossas unhas estiverem fracas e sempre a lascar, experimentem usar o Nail Hardener da Mavala. É um produto um pouco caro (€11 +/-), mas dura muito e quando digo muito é bem mais de um ano, sendo que faz realmente efeito (ao fim de um mês já se notam bons resultados), quando as unhas estiverem no ponto que queriam basta fazerem a "manutenção" de mês a mês ou de mais em mais tempo com esse produto.
  • Limem as vossas unhas com cuidado, pois se o fizerem de qualquer maneira  ou recorrendo a "força bruta", podem acabar por traumatizar a raiz da unha, fazendo com que a mesma nasça com alguns defeitos e mais frágil.
  • Se as unhas estiverem muito fracas, o melhor é não usar a lima mas sim um corta-unhas, pois o acto de cortar a unha acaba por a fortalecer de certa forma.
  • Usem sempre uma boa base de verniz, para proteger a unha do pigmento do verniz que vão usar, mas também pode ser uma base que tem propriedades fortificantes e assim ficam a ganhar.
  • Tentem escolher marcas de vernizes que não recorram a muitos químicos. Não pensem "sim pois deves mesmo achar que vou gastar imenso dinheiro num verniz", não nem o precisam de fazer pois aqueles vernizes até da Cliché (€1) não têm esses químicos que fazem mal as unhas e à saúde!
  • Usem um bom topcoat para finalizar a manicure, pois assim conseguirão não só um melhor brilho no verniz mas uma maior duração. Eu uso e gosto do "3 in 1 Shine" da Kiko.
  • Não coloquem as vossas unhas na boca, pois isso leva à propagação de germes e acaba por fragilizar as unhas.
  • Não batam com as unhas em superfícies, quer mesas, móveis, teclados ou outros porque isso também traumatiza a raiz das unhas.
  • Se as vossas unhas estiverem em mau estado, não tentem disfarçar a questão com vernizes e imensas camadas e retoques pois isso só piora o problema e o vosso ânimo. É preferível esperarem um mês mas ficarem com as unhas perfeitas, do que fingirem.
  • Quer façam a manicure em casa ou num salão, nunca retirem ou deixem que vos retirem excesso de peles por cima da unha, mas só de lado. Em cima deve ser apenas empurrado e se tiverem excesso de peles nessa zona, recorram a produtos que ajudam a reduzir as peles, pois se nessa retirarem as peles, isso é apenas uma "grande porta aberta" a problemas de infecções e fungos. De lado não tem problema retirarem algum excesso ou podem apenas empurrar com um pau de laranjeira e um amolecedor de cutículas. Eu uso o da Cliché e acho-o muito bom.
  • Ao fazerem limpezas/lavarem a loiça, entre outros, usem luvas pois assim protegem as unhas quer das águas quentes quer dos químicos dos detergentes. 
  • Quando limarem as unhas e quiserem pintar em seguida, é melhor lavarem as mãos para retirarem algum pó que possa ter ficado e assim permitir que o verniz adira melhor à unha.
  • Prefiram pintar as unhas com duas camadas finas do que com uma super grossa de verniz. 
  • Têm as cutículas secas e desidratadas e estão fora de casa e precisam de uma solução urgente? Apliquem um  pouco do vosso bálsamo labial hidratante e massagem as cutículas. Cutículas perfeitas em segundos!
Uma auto-manicure incluindo uma pintura perfeita das unhas,mas não é fácil e requer prática, sendo que eu o faço há muitos anos e por isso para mim tudo isto é fácil, rápido e dá-me gosto, pois as minhas unhas se as usar sem verniz estão limpas e cuidadas e se as pintar, ficam limpas, cuidadas mas também mais bonitas tipo aquele aspecto profissional e por vezes a parecerem gel.
Mas claro que nem sempre foi assim e tive que me empenhar e por vezes quase desesperei por não ter as unhas como queria principalmente numa fase que lascavam imenso e isso levava a que o verniz não durasse nada.
As nossas unhas podem revelar o nosso estado de saúde, mas também são sem dúvida um cartão de apresentação quando nos cruzamos com alguém. Eu já cheguei ao ponto de ir comprar a meio do dia um frasco daqueles de acetona com a esponja lá dentro para retirar verniz que se tinha lascado do que andar o dia todo com as unhas assim, pois quando retirei o verniz elas ficaram bonitas e bem melhor que o verniz todo estranho e a sair. 

Vocês têm outras dicas? Contem-me tudo!

Sigam-me no insta @adrianabastos29

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem-vind@ ao |Fe|Mininices.
Partilha a tua opinião, que será sempre bem recebida.